Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista (Re)Definições das Fronteiras tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudos fronteiriços e seus campos afins. A revista  convida a submissão de manuscritos com rigor e avanços teóricos, metodológicos e empíricos sobre o tema fronteiras.

O público-alvo da Revista (Re)Definições das Fronteiras são pesquisadores, acadêmicos e profissionais interessados na análise das fronteiras nas diversas áreas do conhecimento, com foco na ciência política e relações internacionais, mas também à partir do direito, geografia, sociologia, economia, entre outras.

ISSN 2965-2901 (on-line)

ISSN 2965-2987 (impresso)

Principais informações

Periodicidade:  Fluxo contínuo

Submissões:

  • Artigos científicos
  • Dossiês temáticos / Edição especial
  • Entrevistas
  • Resenhas
  • Artigos de opinião  

Idiomas: português, espanhol e inglês

Sistema de avaliação:

  • Artigos científicos/dossiês temáticos: avaliadores por pares duplo-cego.
  • Entrevistas: avaliação editorial
  • Resenhas: avaliação editorial

Custo de processamento e de submissão: gratuito

Endereço e Contatos

Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras – IDESF           

Travessa Cristiano Weirich, 91. Edifício Metrópole, sala 311 e 311A. Centro.
Foz do Iguaçu-PR, Brasil. CEP 85851-140
(45) 3029-7020
revistaredefinicoes@idesf.org.br

Edição Atual

v. 1 n. 5 (2023): Edição Especial - Contrabando e descaminho: realidades e desafios nas fronteiras
					Visualizar v. 1 n. 5 (2023): Edição Especial - Contrabando e descaminho: realidades e desafios nas fronteiras

Com grande entusiasmo apresentamos a mais nova edição da revista científica “(Re)Definições das Fronteiras”. O atual volume traz uma coletânea eclética de artigos que enfocam desde o contrabando de cigarros até os efeitos da pandemia, passando pelo tema dos agrotóxicos e da evasão escolar relacionada ao contrabando e o oportunismo econômico relacionado aos ilícitos transnacionais. Os artigos trazidos nesta edição abordam temas sensíveis e recorrentes que afligem a região da tríplice fronteira. Toda região de fronteira entre nações é um ponto de encontro, de união de países e culturas diferentes, um local permeável a inovação e a troca de experiências. Mas, essa permeabilidade ao mesmo tempo que nos traz a inovação e o intercâmbio de culturas também proporciona um ambiente fértil para práticas oportunistas e ilegais. A discussão madura, acadêmica e séria dos temas trazidos nos artigos selecionados é um farol para a compreensão do problema, da sua extensão e das possíveis soluções a serem implementadas, sem que se perda a riqueza cultural proporcionada pela integração de diferentes nações e povos. A presente edição nos leva a reflexões profundas sobre temas variados e atuais – saúde pública, destinação de resíduos oriundos da prática criminosa, evolução da prática criminosa, reflexos sociais dos delitos transnacionais. Os artigos selecionados além da pertinência temática possuem a rara virtude da objetividade e precisão da escrita, o que torna a leitura e compreensão dos argumentos lançados fácil e agradável fazendo com que a obra represente além, de uma jornada científica sobre os prejuízos a saúde decorrentes do consumo dos cigarros contrabandeados, a destinação sustentável da parcela apreendida pelos órgãos governamentais, os reflexos do contrabando do produto no meio ambiente, o possível impacto da legalização da maconha diante do cenário delitivo da fronteira, todos temas relevantes e que trazem uma ótica invulgar sobre o problema do contrabando

Publicado: 2023-11-16

Dossiês temáticos

Ver Todas as Edições